domingo, agosto 26, 2007

Pecado

Estou lendo o romance "O caçador de pipas". E nas linhas da imaginação do autor encontrei uma definição muito interessante sobre ecado.
Diz no livro que "baba exlicar a amir que só existe um pecado: roubar..."
Explica: "quando mentimos, estamos roubando do outro a verdade; quando matamos um homem, estamos roubando de seus filhos e esposa, a resença do pai e marido..."
Dessa forma fica fácil entender que pecado é toda a ação que tira de alguém sua liberdade, conhecimento, dignidade, honestidade, justiça, amor, paz e felicidade.
E quantos vezes não cometemos pecados de morte mas roubamos a cena do outro.
Quantas vezes roubamos a verdade, o carinho, a paciência, a lealdade daqueles que convivem conosco.
Encarar o pecado como sendo todo "roubo" de alguma coisa, o pai não poderá ser o ladrãos das esperanças do filho; o filho não poderá ser o larápio do orgulho dos pais; o irmão não poderá sequestrar sonhos de outro irmão.
Enfim vivemos tentados a pecar, pegando de outros o que não nos pertence.
Pecamos por achar que o jardim do vizinho é mais florido, mas esquecemos que o vizinho levanta cedo, rega o jardim e conversa com as flores.
Pecamos também quando achamos que o bem sucedido é privilegiado, mas não o vemos dar duro e seguir adiante em busca do sonho.
Pecamos, princialmente, quando roubamos de nós mesmos, os sonhos de infância, a esperança de que somos capazes e a fé em Deus!!!

Nenhum comentário: