quinta-feira, setembro 25, 2008

Envelhecer é obrigatório, crescer é opcional!

Hoje recebi um e-mail que há muito deve rodar na internet. Fala sobre uma velhinha de 86 anos que fazia faculdade e deu uma lição de vida para todos os alunos, e que logo após a formatura faleceu, contente por ter crescido e não envelhecido.
A frase, título desse post, me chamou muito à atenção.
Realmente, não temos como parar o tempo. Desde que nascemos lutamos contra a falta de tempo para fazer muitas coisas, ou reclamamos que o tempo não passa depressa para atingirmos a maioridade para sair de casa, porque não aguentamos mais nossos pais pegando no pé.
Na correria do dia a dia, vivemos, mecânicamente, vendo o tempo passar e levando nossa vida com ele, sem aproveitarmos a plenitude do viver.
Já perceberam que toda a modernidade, as facilidades da internet, celular, wirelles, etc, sempre nos convidam para ganharmos tempo. E o que fazemos com o tempo ganho?
Duvido que alguém dedica a si próprio! Acumulamos mais trabalho, mais compromisso.
Poderíamos acupar o tempo ganho, com as facilidades da era digital, para passar mais tempo com a família, se divertindo, indo ao cinema, vivendo mais intensamente.
Pelo contrário, nos afundamos em mais compromissos e envelhecemos.
Deixamos de crescer com o prazer de viver.
Toda segunda-feira de manhã é aquela agonia para levantar e começar a semana de trabalho!
O domingo à noite não é muito diferente, envelhecemos 12 horas, já pensando na manhã seguinte.
Na sexta-feira, depois do expediente, ficamos felizes pelo fim de semana. A semana voou e com ela minha vida que não aproveitei. Bate um arrependimento de não ter feito aquilo!
É preciso se dar um tempo. Trabalhar é preciso, ter compromissos é adrenalina, correr atrás do sucesso é importante para quem pensa no futuro!
Mas quando o futuro chegar, será que conseguiremos parar, aproveitar para crescer no pouco de tempo que restará!
Entendo que crescer é viver, ter sonhos, viajar, ter experiências prazerosas, ter momentos saborosos; gargalhar; desligar-se do mundo por um instante e viver para dentro de si mesmo.
Vamos parar de envelhecer e começar a crescer?

Nenhum comentário: