sexta-feira, abril 02, 2010

E o Mestrado?!

E o mestrado?! Esta foi a pergunta que o coordenador do curso me fez ontem.
Vida de acadêmico é isso aí: tem que ser graduado, especializado (mais de uma vez), mestrado, quando não doutorado e, se possível, pós doutorado.
Isso tudo para poder seguir ensinando alunos perdidos, sem horizontes.
Interessante que a exigência de cada vez mais o profissional da educação ser especializado, esbarrar com a controvérsia de que só diploma não faz um excelente professor.
Não estou dizendo e nem sou contra a especialização, muito pelo contrário, a especilização abre a mente para novos horizontes e experiências.
Quero dizer que na pós graduação, seja um curso de especialização, de mestrado ou doutorado, não há disciplinas voltadas para didática, postura em sala, elaboração de conteúdo, desenvolvutura perante os alunos...
Quantos mestres e doutores são excelentes pesquisadores e um fiasco em sala de aula...sabem tudo do assunto, mas não conseguem didaticamente, externar e convencer o aluno.
Há muitos professores que são excelentes por sua natureza, outros que não conseguem organizar as palavras em orações, com sequência lógica de texto para facilitar o aprendizado de quem está de ouvinte.
E o mestrado?! Vai ter que esperar 2011, pois meus planos para este ano não contemplam este desafio!!

Nenhum comentário: