terça-feira, abril 06, 2010

Medalha Escrava Maria Moçambique

Medalha Escrava Maria de Moçambique! Condecoração que a Câmara Municipal homenageia desde 2007, mulheres que tem importância no âmbito cultural, social e profissional do município.
Hoje, em cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores, minha mãe foi homenageada com esta condecoração.
Com discurso de um vereador, que explicou que a escrava Maria de Moçambique, em 1845, foi à delegacia para queixar-se do Senhor da Fazenda que havia abusado dela! E que pela bravura dessa mulher, um vereador em 2007 criou o projeto de lei municipal, posteriormente, sancionado pelo prefeito, para que anualmente, uma mulher fosse escolhida por seu trabalho, seu papel, sua influência, na sociedade local, pela câmara municipal, para receber uma medalha com o significado da bravura da escrava.
Com discurso do prefeito, enaltecendo a caminhada em prol das crianças desnutridas da cidade e região e com ums breve biografia que o locutor lia e eu me identificava em várias passagens, ouviu-se o nome da minha mãe ecoar pelo salão e receber uma salva de palmas.
Minha mãe, aos 66 anos, dos quais dedica-se há mais de 40 anos, a movimentos de associação de moradores de bairro, a pastoral da criança, ao auxílio de comunidades carentes, na participação em conselhos de crianças e adolescentes, entre tantos outros trabalhos, foi a MULHER guerreira, de amor ao próximo, de doação aos mais necessitados, quem recebeu em solenidade na Câmara Municipal, a honraria deste ano.
Como filho fiquei orgulhoso pela minha mãe e grato pelo reconhecimento da sociedade pelo seu trabalho e esforço em melhorar a vida daqueles menos favorecidos.
Pude ver meus filhos, também felizes pela avó.
A ela, desejo muita saúde, felicidades e dedicação nesta causa.
Parabéns mãe Regina!!!

Nenhum comentário: