sábado, julho 01, 2006

Lesma na Salada de Alface

Esta história verdadeira aconteceu comigo na época de minha mocidade, qdo estudava na escola técnica.
Meu pai, metalúrgico, sempre quis que seus filhos estudassem nesta escola técnica, pois ao se formarem os alunos já saíam com emprego garantido na siderúrgica.
Eu pude dar este prazer ao meu pai. Passei no vestibulinho e entrei na escola.
A rotina era estudar de manhã e o almoço era no refeitório da siderúrgica. Todos os alunos ganhavam o vale refeição do "bandeco" para o mês inteiro.
As turmas eram de 20 alunos. Todos os dias, eu e mesmos colegas de turma saíamos da escola, pegávamos o ônibus circular e almoçávamos no refeitório externo (hoje nem existe mais).
O primeiro grande problema deste refeitório é que era muito frequentado, por estar do lado de fora da cia, muitos metalúrgicos que saíam no horário do almoço voltavam para almoçar nele.
Nós alunos, descíamos do ponto de ônibus e corríamos para não pegar fila. Os metalúrgicos reclamavam de nossa correria toda vez.
O segundo grande problema é que a siderúrgica era auto-suficiente e havia uma equipe de metalúrgicos que trabalhava na cozinha central e preparava as refeições (mais tarde, após a privatização, uma empresa especializada em refeição foi contratada).
Após vencer as batalhas do ônibus e da fila, estávamos sentados a deliciar nossa refeição. Um colega apelidado de "Migão" (vem de formigão, devido ao formato da cabeça, desproporcional ao tamanho do corpo miúdo) chegou por último à mesa. Ao se preparar para iniciar a refeição ficou estático, observando sem mover-se...
... A cena foi cinematográfica, uma lesma saiu do meio da salada, rastejou pela folha de alface, desviou-se do pedaço de tomate e esgorregou para o feijão. Nadou até o outro lado, vagarosamente saiu para o arroz. A risada coletiva foi geral. Nosso amigo "Migão" desolado, levantou-se, levou a bandeja até o balcão e não teve coragem de pedir outra refeição.´
Eu e os demais colegas após as gargalhadas, conferimos a salada do bandejão e continuamos a comer.
Acho que o Migão ficou tão disolado, igual aos milhares de brasileiros que estão agora, devido à derrota e eliminação do Brasil pela França na copa do Mundo.

... histórias da mocidade ...

Um comentário:

Jac C. disse...

rs... tô aqui lendo este seu post e confesso que dei risada da forma como descreveu a cena no último parágrafo. Taí, essa história eu não conhecia, tá vendo? Barulho de chuva, já já tô indo pra cama, viu?...rs. Bjs amore!