segunda-feira, julho 24, 2006

Gestão de Pessoas

Como é difícil gerenciar pessoas. Há alguns anos este tema é amplamente explorado nas palestras de consultores, em teses de especializações e nas entrevistas para emprego.
Mas a todo momento estamos vivendo com este dilema, afinal somos uma raça sociável, que vive em grupos, forma sociedades e somos todos muito diferentes uns dos outros.
Quando penso em gestão de pessoas, me coloco, primeiramente na minha casa, no convívio com os filhos e a esposa.
É um dom de vida saber motivar os filhos em determinadas tarefas desagradáveis; medir os esforços, conhecer o potencial de cada um e dosar o tratamento adequado em cada momento.
Com a esposa é necessário saber os dias de TPM, TM e outras tensões que desconsideradas podem render longas noites no sofá.
Mas me pergunto: como posso fazer gestão de pessoas sem fazer a gestão em meu próprio eu, sem me conhecer?
Tenho participado de muitas entrevistas para emprego e em todas elas sou obrigado responder perguntas sobre como eu sou, como tenho agido em determinadas situações, etc.
Concluo que a gestão de pessoas como no gerenciamento do nosso eu, saber controlar os instintos, os sentimentos para explodir na reta final.

Nenhum comentário: