quarta-feira, julho 05, 2006

Mais um Jogo de Futebol na busca por Emprego

Graças a Deus tenho participado de muitas entrevistas de emprego.
Em cada uma a mesma angústia, muitas respostas iguais para as mesmas perguntas. Tenho conhecido muita gente nova, aprendido outras mais, estado em lugares diferentes...
Como estamos na reta final da copa do mundo, posso comparar cada entrevista como um jogo de futebol e como candidato à vaga me sinto um jogador ou um treinador.
É necessário avaliar o adversário (no caso o perfil da empresa, da vaga). Fazer o aquecimento (treinar o inglês, prever algumas perguntas, elaborar respostas convíctas).
Durante o jogo (entrevista) é preciso marcar o ataque adversário (perguntas capiciosas); contra-atacar com respostas inteligentes.
Toda atenção é necessária para perceber a mudança de estratégia do adversário. Nem sempre o resultado do jogo é favorável, nem todo jogo (entrevista) é eliminatório, passa primeiro pela fase de grupos onde se classificam os dois melhores.
Sinto-me melhor que o Parreira treinando o Brasil, pois treino jogadas ensaiadas, estudo as possibilidades, pratico para melhorar meus pontos fracos e não ser surpreendido por nenhum Zidane. No meu caso nem sempre só o resultado é importante, jogar bonito faz muita diferença.
Hoje joguei contra um adversário muito forte (empresa grande e bem estruturada). Porém antes de chegar ao estádio (escritório da empresa) precisei me preparar com condicionamento físico e estratégia de jogadas. Como a empresa é em outra localidade até então desconhecida por mim, tive que fazer um planejamento para chegar a tempo. Estudei mapas, cronometrei o tempo de viagem, separei o material que iria levar, escolhi o estilo de roupa para usar adequadamente, etc.
Foi uma boa partida, o resultado convenceu, porém ainda não estou nas semi-finais...
Em meio a isto tudo sempre vem o friozinho na barriga, o medo de chutar, atrasar a bola para o goleiro e entregar ao atacante. Entretanto é necessário entrar em campo, aplicar a estratégia definida, atacar no momento oportuno, não esquecer-se da defesa e usar contra-ataques , jogo pelas laterais e elemento surpresa para chegar ao gol.
Algumas partidas chegam na prorrogação, outras ainda chegarão aos pênaltis. A mim me resta jogar, ter fôlego...e não desistir jamais.
Após todo este treinamento e vontade de vencer, creio em Deus que eu possa sair vencedor e com a taça na mão... Afinal tem uma TORCIDA grande que acredita em meu sucesso!!!

Um comentário:

Jac C. disse...

Sim, amor! Há uma torcida grande que acredita em seu sucesso. Na hora certa, ele virá.

"A vitória para Deus não tem limites. Brilha forte a luz divina para quem está perdido. Toda graça vem de Deus e eu não duvido".
(Trecho de uma música cristã)

Te amo!