quinta-feira, novembro 30, 2006

Carreira de Boi!

Certa vez em minha juventude estava na praia no litoral de Angra dos Reis, passando o carnaval na casa de um amigo.
Fomos a praia pela manhã e depois do almoço resolvemos explorar a parte de trás da vila.
Eram vários lotes grandes, tipo chácaras, cercados por cerca de arame farpado. Haviam passagens tipo "caminho da roça" ou "fila indiana". Após ter nadado no rio, quando voltávamos, nos deparamos com um peão montado em seu cavalo tentando dominar um boi bravo. Tivemos que esperar um pouco até o peão liberar a passagem em segurança.
Mais que depressa atravessamos o lote e entramos num caminho.
Andávamos enfileirados quando o pai do nosso amigo, que estava por último gritou: "-Pulem no mato que lá vem o boi..." e foi aquela correria. Parecia jogo de tombar dominó, um a um caindo para o mato e o boi passando reto.
Ficamos alí em silêncio, em meio ao mato, esperando o peão resgatar o boi.
Que susto danado passamos! Foi a única carreira de boi que tive e não foi nada fácil. Depois foram risadas e muitos carrapichos grudados na roupa.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Gesso Pintado

Aos 17 anos, torci o tornozelo jogando bola no intervalo de almoço do trabalho, numa transportadora, onde trabalhava como aprendiz de eletricista de autos. Este fato acabou virando acidente de trabalho, pois fui forçado por todos os peões a dizer que torci o pé no "mata-burro" do pátio enquanto atendia um caminhão.
O fato é que fui para um ortopedista carniceiro da Sta Casa que engessou meu pé até a altura do joelho.
Como sempre via pessoas com gesso que pintavam, deixavam os amigos assinarem e colocar mensagens. Aproveitei e fiz o mesmo. Meus amigos escreveram poesias, desenharam caveira, fizeram borrões e no final meu gesso estava todo pintado e não havia um espaço sem algo desenhado. Eu ficava todo exibido.
Mas o mico que paguei foi qdo fui tirar o gesso, numa manhã. Haviam vários fraturados de braço, perna, ombro, costela, etc. Homens, mulheres, jovens e crianças. E alí estavam aguardando serem chamados para retirar a carcaça.
O detalhe é que todos exibiam o gesso branco ou um pouco encardido. O único manezão que desfilada uma bota multi cores e caricaturada era eu.
Confesso que a espera ficou mais longa, mal vi a hora de tirar aquilo do pé e deixar de ser um luminoso de loja em época de natal. Pois nem a criançada que estava engessada exibia sequer um rabisco na parte branca.
Foi um grande mico que paguei por conta da minha criatividade e espírito infantil, mas valeu a pena. Hoje lembro-me como um fato engraçado.

domingo, novembro 26, 2006

Bola de Gude que deu cria!

Lembrei-me de uma história muito engraçada de qdo era criança.
Meu pai nascido e criado em sítio, aprendeu o dom de cultivar a terra. Mesmo depois de adulto, casado e morando na cidade, continuou seu ofício de lavrador e sempre plantou horta em casa. Eu e meu irmão, diferença apenas de 1 ano, tínhamos 8 e 7 anos na época.
Vendo nosso pai plantar couve, alface, taioba, almeirão, chicória, serralha, etc, resolvemos plantar "bolinhas de gude" pra ver se nascia mais. Cada um enterrou umas 10 bolinhas próximo às bananeiras.
Alguns dias depois, havíamos nos esquecido que no mesmo dia em que havíamos "plantado" as bolinhas separadamente, juntamos num mesmo buraco. Resolvemos então verificar se a "plantação de bolinhas de gude" havia aumentado, dado frutos. Qual não foi nossa surpresa quando cavamos a terra e ao invés de 10, haviam 20 bolinhas.
Saímos a contar para o nosso pai que as bolinhas de gude haviam dado cria, multiplicado. Haviam nascido outras bolinhas...
Meu pai muito brincalhão, "acreditou" nesta história e contava para todos que apareciam em nossa casa. Ele dizia: "- Meus moleques de tanto me ver plantar verduras, resolveram plantar bolinha de gude. A surpresa é que nasceu..." e dava gargalhada.
Por muitos anos de nossa infância esta história perdurou.
Como aprendemos na história do Brasil: "... aqui se plantando tudo dá..."

sexta-feira, novembro 24, 2006

Você é feliz?

Certo dia estava voltando com a minha filha da escola, no fim de tarde e ela me perguntou: "- Pai você é uma pessoa feliz?". Confesso que não esperava por uma pergunta tão profunda de uma menina de apenas 8 anos.
Normalmente no agito da vida, do trabalho, das responsabilidades, da corrida contra o relógio, nos privamos de parar, pensar e avaliar como estamos situados em todo o contexto da nossa louca vida.
Respondi para minha filha da seguinte forma:
" - Sou muito feliz. Este momento que estamos vivendo me deixa preocupado, um pouco aflito, mas não infeliz! Tenho muitos motivos para ser feliz: saúde, uma família abençoada, dois filhos inteligentes, uma casa, uma esposa companheira..."
Acredito que todos nós nascemos para viver a felicidade plena em nossa vida. Mesmo que momentos difíceis assolem nosso coração, mesmo que as dúvidas, as incertezas e o sofrimento tentem nos separar da felicidade, somos capazes de trilhar nosso caminho e acreditar que Deus nos feliz para vivermos felizes.
Portanto, não valorize o sofrimento, não se apegue às dificuldades, não se intimide com os fracassos e muito menos não se faça de coitado.
Ame a vida e a você mesmo, valorize suas qualidades e nunca se deixe abater. Lute sempre, tenha fé e vencerás!

terça-feira, novembro 21, 2006

Oportunidades

Tive um professor do SENAI que dizia: "- A oportunidade só tem cabelo na ponta, o resto é liso. Se não agarramos pela cabeça, ela irá passar por nós indo embora...".
Tive um chefe que dizia: "- A oportunidade é como um trem de passageiros que não tem hora para passar na estação. Porém, quando passa só embarca quem estiver pronto, com as malas e a passagem nas mãos".
E em nossa vida é assim, temos que estar prontos para quando a oportunidade chegar não a perdermos.
O estar pronto consiste em estar disposto para mudar, preparado para viver novas experiências, livre para encarar novos desafios na vida, tanto no âmbito profissional como pessoal e emocional.
Como sabemos se estamos prontos? É necessário avaliar qual o nosso nível e o que ainda falta para me aprimorar ou mudar. Podemos obter estas respostas conversando, ouvindo nossos amigos, familiares, observando as mudanças do mundo ao nosso redor.
Mas às vezes, estamos mais do que preparados e não conseguimos embarcar no trem.
Outro dia ouvi a seguinte frase: " - Você está acima de nossas expectativas..." Num primeiro momento fiquei triste e desanimado.
Mas analisando friamente a situação, fico feliz por saber que aquela não era uma oportunidade pra mim.
Continuo de prontidão, preparado, aguardando a oportunidade chegar em nminha vida para agarrá-la e não soltar mais.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Não Desanime!!!

Sê forte, não temas, confie no Senhor teu Deus!
Hoje, fui abençoado por Deus, tive a certeza de que Ele me ama e cuida de mim. Como se eu precisasse de alguma prova para reconhecer a providência Divina em minha vida, já tão abençoada desde a minha concepção.
É isso, temos que acreditar que podemos, temos que acreditar que somos capazes de transformar. Temos que crer que nascemos para vencer.
Perceba que contra a nossa vontade de superar os obstáculos da vida, nenhuma força negativa pode se opor.
Creia que se almejamos algo justo, Deus nos abençoa.
Então não deixe o desespero, os temores, a descrença inundar seu coração e te afogar na derrota.
Encha-se de esperanças, viva na vontade de conquistar seu espaço no mundo. Lute pelos seus ideais, trace seus objetivos, empenhe-se e siiga em frente. Tenha fé e viva o otimismo hoje e sempre.

domingo, novembro 19, 2006

Experiência de Oração em Família

Neste final de semana fizemos uma experiência de oração em família. Dedicamos 10 horas de sábado e domingo em vigília, agradecendo, pedindo e ficando em oração. Até nossos filhos, na ingenuidade de criança, contribuiram para nosso momento de reconciliação com Deus.
Apesar de parecer cansativo, foi gratificante. Mesmo parecendo uma obrigação, foi uma devoção. Momentos de encontro com Deus, sentindo a presença de Jesus e iluminados pelo Espírito Santo.
Senti-me mais leve, renovado na fé e na esperança.
Foi uma grata experiência.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Manutenção Doméstica

Dia de manutenção doméstica. Ontem a noite, planejei como seria minha manhã em casa. Defini um plano de ação, priorizando pode onde começar, a que horas começar e o tempo estimado para cumprir tudo que fora proposto.
Hoje iniciei a execução do plano de manutenção às 7h30. Enquanto todos dormiam limpei a sala da frente, o quarto do computador e o banheiro social. Às 9h00 quando acordaram dei conta do resto (quarto das crianças, meu quarto e banheiro). Parei para preparar o almoço e após levar as crianças para a escola volto para terminar a cozinha.
Ás vezes fico a me perguntar: será que estou certo? Tantos maridos, mesmo desempregados nem sequer lavam um prato! Às vezes acho que faço muito e com isso não deixou os outros aparecerem ou fazerem do jeito e no tempo deles.
Às vezes dá vontade de deixar tudo como está e esperar por atitudes, mas minha ansiedade não me permite. Vou e faço, com dinamismo, empolgação e com qualidade.
Ninguém é igual, eu sou assim. Espero que recolheçam meu valor a começar em casa.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Jornada de Trabalho!

Ontem, estive na grande SP para concorrer a mais uma vaga de emprego.
Minha odisséia começou às 23h00 de terça-feira qdo me encaminhei para a rodoviária. E ao contrário das outras viagens noturnas, nesta não consegui dormir depois das 2h30, preocupado se o motorista não se esqueceria de parar na estrada, no km combinado.
Desci no acostamento da rodovia por volta das 4h45, em meio a escuridão da noite. Caminhei uns 800 m até chegar à portaria da empresa, toda escura, em silêncio. Os vigias noturnos estavam sabendo da minha chegada. Me receberam e fui encaminhado à recepção. Deitei-me num sofazinho e fechei os olhos até às 6h00, qdo ouvi o barulho do pessoal da faxina entrando, daí em diante fiquei de pé, sem café da manhã, aguardando a chegada de meu entrevistador às 8h00.
Este por sua vez me deu um teste para fazer. Era divido em 6 capítulos. O 1° tinha questões de leis trabalhistas e situações sociais do país; o 2° sobre gestão de qualidade, 6 sígmas, 5 S, GMP; o 3° sobre gestão empresarial, rotina de fábrica; o 4° específico sobre tecnologia de um produto do qual conheço muito bem; 0 5° sobre matemática, juros simples, regra de três, porcentagem, etc; o 6° sobre questões comportamentais; além de 2 dissertações de no mínimo 25 linhas relacionando 4 temas distintos em cada uma.
Foi uma maratona, que iniciei às 8h30 e só terminei às 13h30, pois cada parte do teste tinha mais de 30 questões. Ao final, somando meu cansaço da viagem, a noite sem dormir e o teste eu já estava no limite de minha resistência.
Não deu tempo de almoçar, para não atrasar meu retorno, pois já estava com passagem comprada e não tinha como trocar.
Em seguida ainda fiz mais dois testes psicológicos e por último, mas não menos estressante, fui entrevistado pelo diretor industrial geral da empresa. Este foi bem questionador, incisivo em questões, polêmico em saber porque fui demitido do emprego anterior.
Confesso que ao chegar na empresa, na madrugada estava bastante entusiasmado com a empresa e a possibilidade de trabalhar. No final do dia, meu entusiasmo foi substituido pelo esgotamento físico e mental, além da preocupação com o futuro breve.
Enfim, esta tem sido minha vida nos últimos 5 meses: muita procura, viagens, entrevistas, esperanças, frustrações, paciência e recomeços.
Busco forças para continuar caminhando em busca de meu desejo de arrumar um bom emprego.
Deus me abençoe nesta jornada de trabalho.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Amor de Criança!!!

Domingo, pela manhã fui acordado com um telefonema da minha cunhada e cumadre de 800 km de distância. Motivo: minha afilhada de 3 anos acordou chorando querendo falar comigo (o padrinho). "Conversamos" um pouco, mesma a que a bela afilhada só respondesse ahanahan!!
Mas me senti feliz, afinal trata-se de um amor gratuito, um sentimento desprovido de interesse, apenas puro e siincero.
Me senti muito responsável por esta criança. Mais do que nunca tenho que corresponder a este carinho com meu exemplo de vida dígna e reta.
Domingo começou com este doce presente fonado, carinhoso e que encheu meu coração de ternura.
Deus abençoe todas os meus afilhados, sobrinhos e todas as crianças de nossa família.

domingo, novembro 12, 2006

Respostas!!!

Durante toda a nossa vida buscamos respostas para várias questões.
Respostas para um sentido de vida; para a tomada de decisão; para mudança de rumo; para fazer um empreendimento; para adquirir um bem material; para buscar novas oportunidades.
O sentido que damos em nossa vida é uma constante busca por respostas às várias dúvidas que atormentam nossos pensamentos: Por que estamos aqui? Qual é nossa missão? Quem é Deus? Pra onde devo me direcionar?
Todavia, se nos ocuparmos mais com as questões e deixarmos de viver em função das respostas, caímos na depressão.
Ultimamente, tenho buscado várias respostas para dar sentido em minha vida. Com a Graça de Deus, tenho encontrado o tempero, para minha existência não ficar sem sabor.
Muitas respostas vêm no gesto de um filho, no diálogo com a esposa, na conversa a dois com Deus; no amanhecer de um novo dia; no calor do sol em nossa pele; na chuva que traz o cheiro de terra no entardecer.
Sempre buscamos respostas, mas muitas vezes, quando a resposta vem, não temos a sensibilidade para percebê-la e nos frustamos.
Deus nos responde com pequenos e simples gestos que aparecem em nossa vista, mas que ignoramos.
Busco respostas, tenho conseguido encontrá-las, porque procuro em Deus o sentido de minha vida.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Cantiga de Ninar!

Minha filha de 8 anos tem acordado várias noites com sono agitado. O pior é que estraga meu sono e acordo pela manhã um bagaço.
Confesso que não estava sabendo lidar muito bem com isso. Sempre levantei-me aborrecido falando um monte de asneira para a coitadinha, amedrontada por ter perdido o sono.
Na noite da virada do cansativo horário de verão, fiquei nervoso e dei umas chineladas nela. Imediatamente deitei-me ao seu lado, abracei-a, acariciei seus lindos cabelos, pedi perdão, declarei meu amor e a fiz dormir com meus carinhos.
No dia seguinte participei de uma palestra na Igreja e ouvi que "a criança não entende muito bem o abstrato, portanto, essas pequeninas bençãos não tem idéia de quem é Deus e associação a imagem de Deus ao pai". O palestrante disse ainda que à noite qdo a criança perde o sono, não é Deus que chamam, mas o pai.
Foi um tapa no meio da minha cara! Para finalizar este episódio, no fim de tarde ao reencontrar minha filha a primeira coisa que ela me disse foi: " - Pai, obrigado por ter ficado comigo ontem a noite, quando perdi o sono". O amor de criança é incondicional
Resolvi melhorar minha conduta e ontem a noite ao colocar os filhos para dormir fiquei mais de meia hora cantarolando cantigas de ninar e vi os olhinhos deles aos poucos pesando e encolhendo, até adormecerem. Foi uma noite de sono bem tranquila para todos.

domingo, novembro 05, 2006

De Novo Parabéns para Meu Amor!

Parabéns pra você, pelo seu exemplo de vida;
Nesta data querida, quando Deus te fez especial;
Muitas felicidades, porque você merece muitas Graças e Bençãos;
Muitos anos de vida, porque sua missão ainda não acabou, você precisa receber muito mais o meu amor, meu respeito, minha dedicação, a ternura de nossos lindos filhos.
Te amo pelo seu eu, pelo seu trabalho, pela sua vida ao meu lado e por nossa caminhada ao longo dos 18 anos desde que nos conhecemos.
Beijos e tudo de bom.
Seu esposo.

sábado, novembro 04, 2006

Parabéns para o meu Amor!

Amanhã, dia 05 uma grande mulher completará mais um ano de vida. Mais um ano vivendo comigo e me dando amor, carinho, alegria.
Dou-lhe os parabéns por esta data e oro a Deus que te cubra de bençãos e prolongue seus anos de vida.
Elevo minhas preces aos Céus para que eu cumpra minha missão de santificá-la e promover a sua felicidade.
Oferto flores para a flor mais linda que cultivo em minha vida.
Gostaria de dar-lhe o mundo ou um valioso tesouro, mas dou-lhe a maior riqueza que tenho, meu sentimento de amor, meu coração, minha fidelidade, meu respeito e minha admiração!

Parabéns, meu único e grande amor!

sexta-feira, novembro 03, 2006

Ser ou Não ser Católico?

Hoje a noite estaremos participando do Encontro de Casais com Cristo - 3ª etapa cujo tema principal é sobre a Doutrina Social da Igreja. Durante a semana recebemos uma apostila sobre os documentos sociais da Igreja e, como tarefa de casa, tivemos que estudar as 56 páginas sobre o assunto.
O que me chamou atenção logo na introdução é que o texto relata que existem 4 posições diferentes de encarar a Doutrina Social da Igreja. A primeira e mais lamentável é da maioria dos cristãos católicos que ignoram estes documentos. Daí a grande justificativa da evasão de cristãos da Igreja que buscam outras religiões.
Percebo que todo mundo que não tem uma posição definida com relação a fé, é católico. Católico só de ir na missa, católico só de batismo, católico que não mconhece a comunidade e muito menos se interessam pelas doutrinas.
Não vejo que a salvação está em mudar de igreja para conhecer o verdadeiro Cristo.
Acredito que Deus é único e está em nosso coração, mas que somos muito pequenos para encarar a fé sozinhos sem uma orientação.
Enfim, Deus é misericordioso e perdoa nossas falhas.