domingo, novembro 26, 2006

Bola de Gude que deu cria!

Lembrei-me de uma história muito engraçada de qdo era criança.
Meu pai nascido e criado em sítio, aprendeu o dom de cultivar a terra. Mesmo depois de adulto, casado e morando na cidade, continuou seu ofício de lavrador e sempre plantou horta em casa. Eu e meu irmão, diferença apenas de 1 ano, tínhamos 8 e 7 anos na época.
Vendo nosso pai plantar couve, alface, taioba, almeirão, chicória, serralha, etc, resolvemos plantar "bolinhas de gude" pra ver se nascia mais. Cada um enterrou umas 10 bolinhas próximo às bananeiras.
Alguns dias depois, havíamos nos esquecido que no mesmo dia em que havíamos "plantado" as bolinhas separadamente, juntamos num mesmo buraco. Resolvemos então verificar se a "plantação de bolinhas de gude" havia aumentado, dado frutos. Qual não foi nossa surpresa quando cavamos a terra e ao invés de 10, haviam 20 bolinhas.
Saímos a contar para o nosso pai que as bolinhas de gude haviam dado cria, multiplicado. Haviam nascido outras bolinhas...
Meu pai muito brincalhão, "acreditou" nesta história e contava para todos que apareciam em nossa casa. Ele dizia: "- Meus moleques de tanto me ver plantar verduras, resolveram plantar bolinha de gude. A surpresa é que nasceu..." e dava gargalhada.
Por muitos anos de nossa infância esta história perdurou.
Como aprendemos na história do Brasil: "... aqui se plantando tudo dá..."

Um comentário:

Dina disse...

Fabuloso...