quinta-feira, setembro 21, 2006

Até onde vai e começa a Corrupção!!!

Nos últimos tempos só temos ouvido falar de corrupção em nosso país, sangue-sugas, máfia dos bingos, da lotéricas, correios, enfim... só dá corrupção neste nosso amado Brasil.
Ontem estive numa cidade grande do interior paulista e pude sentir na pele o que é corrupção. Nesta cidade grande de trânisto caótico, procurei e encontrei uma rua mais tranquila para estacionar o carro. Onde parei havia uma placa dizendo que poderia estacionar no máximo por 2 horas e com a cartela. Procurei um "guardinha", tipo de zona azul, pra comprar a cartela e deixar à mostra no pára-brisas e não ter problemas.
Depois de lançar alguns olhares ao redor, vi vindo ao me encontro uma mulher de meia idade, negra, magrinha, baixa estatura, humilde com o bloco de cartelas de estacionamento.
- Quanto é? perguntei.
- São R$3,00 por 2 horas. Ela me respondeu.
- Mas se passar de 2 horas como faço? Perguntei, preocupado em não levar multa ou pior, ter o carro guinchado. A pobre coitada da mulher, com um olhar de esperteza dirigiu-se a mim com a seguinte proposta: - O Senhor vai alí fazer entrevista? Ela disse como quem conhece o local e por ter visto várias outras pessoas na mesma situação. Continuou: - Vai passar do horário. Mas se o senhor me der R$ 8,00 eu vigio o seu carro o tempo que for necessário e não deixo ninguém multar.
Fiquei surpreso com a proposta indecente, mas o desconforto de uma cidade grande, carro com placa de longe, fiquei ressabiado e respondi: - Tudo bem, toma R$ 5,00, destaca uma cartela, põe no pára-brisa e qdo eu voltar nós acertamos o resto. Ela concordou.
Após terminar minha missão, voltei para o carro e percebi que a mulher não havia destacado nenhuma cartela e veio me cobrando os R$ 3,00 restantes. Eu então expliquei pra ela:
- Você havia me cobrado R$ 8,00 para vigiar o carro, sendo R$ 3,00 da cartela e outros R$5,00 caso ultrapassasse do tempo limite ficariam pra você. Como você não destacou nenhuma cartela ficará com os mesmos R$ 5,00 que ganharia antes.
Ela olhou meio desconfiada, fazendo umas contas de cabeça e por fim concordou, pois a chuva apertava e começava a nos molhar. Então entrei no carro e partir.
Como a viagem era longa até chegar em casa, vim pensativo no caminho. Minha consciência pesou, pois acabara de permitir uma corrupção. Aquela mulher já é paga pela prefeitura para fazer aquele trabalho, aproveita-se que não há fiscalização e embolsa o dinheiro sem gastar nenhuma cartela de estacionamento. No final do dia simplesmente deve alegar que nenhum motorista quis pagar e que a polícia municipal não passa para multar... e dá-lhe conversa...
Confesso que até agora me sinto um pouco culpado e envergonhado. Não culpo a mulher, afinal, humilde como se apresentou e sabendo da roubalheira que temos em todo o país se viu no direito de levar vantagem também.

Nenhum comentário: