segunda-feira, setembro 18, 2006

Ser Cristão.

As pessoas nos conhecem pelas nossas atitudes e gestos. Não adianta querer pregar uma coisa e fazer outra. No discurso e no papel tudo é aceitável, mas nos atos em determinadas situações é que externamos nossa essência, herança genética gravada em nosso DNA.
Com relação a nossa espirtualidade, extraímos da Bíblia que "... não podemos servir a dois senhores, pois não serviremos bem nenhum e nem outro..." Ou seja, ou servimos a Deus e todos os Seus ensinamentos ou não servimos. Apesar da Misericórdia infinita do Senhor, não podemos ser cristãos frios e nem mornos. Não existe mais ou menos para o cristão. Devemos ser o sal da terra e a luz do mundo.
Ouvimos falar muito de cristãos que são chamados "ratos de sacristia", que vivem dentro da igreja, confessando-se com o padre, participando de pastorais, trabalhos humanitários, não perdendo nenhuma missa, mas que perante a sociedade, através das atitudes não testemunham o Deus vivo em suas vidas.
Que cristão é esse que vive na igreja mas que não vive a Igreja doméstica em casa? Que cristão é esse que dá a paz de Cristo na missa, mas não vive a paz em família? Que cristão é esse que prega justiça e honestidade para os irmãos e nos negócios só pensar em levar vantagens?
Somos imperfeitos e cheios de pecados. Vivemos uma vida inteira errando e aprendendo. Só paramos de errar quando morremos, mas também quando morremos deixamos de acertar, errar e aprender.
Deus com sua infinita Misericordia, sempre nos perdoa e nos concede uma nova chance. Porém, nós como cristãos, devemos a cada erro, avaliar e redirecionar nossos passos no caminho para não escorregarmos nas mesmas pedras.
É preciso uma mudança de atitude, fazer sacrifícios e penitências para mudar e melhorar nossa vida. É um dom de vida buscar o amor, a paciência, o perdão, o arrependimento e a santificação.
Não basta somente arrependimentos todos os domingos diante do Santíssimo, é preciso uma mudança de atos, um querer ser melhor. Ser obediente e temente a Deus exige de nós uma doação.
Creio que muitos de nós falamos de Jesus como alguém importante na história. Muitas das vezes, contamos histórias sobre Ele, mas não vivemos seus ensinamentos em nossos corações. É preciso testemunhar a vida de Cristo em nossa vida.
Devemos nos preocupar se somos conhecidos como cristãos somente quando estamos na igreja. Devemos ser notados e reconhecidos como cristãos em todos os nossos atos, em todos os momentos da nossa vida, no convívio com a família, no respeito ao cônjuge, no amor ao educar os filhos, na paciência com os idosos, na postura nos negócios, na honestidade e na busca por um mundo melhor e mais justo.
Sejamos incansáveis na busca pelo amor entre os homens e que Deus nos fortaleça neste projeto.

Nenhum comentário: