sexta-feira, setembro 08, 2006

Só a família pode mudar a sociedade.

Ao contrário do que muitos candidatos têm pregado nas campanhas presidenciais (que só se mudará o país através da educação), eu tenho uma visão íntima e diferente a este respeito.
Não acredito que deixar a criança o dia inteiro em uma escola resolva esta questão.

Quando somos crianças construímos nossas emoções através das reações à nossa volta.
Á medida em que crescemos, buscamos recriar um ambiente similar ao nossa lar de infância. Se fomos amados, buscaremos o amor; se fomos infelizes, viveremos inconscientemente buscando equilíbrio.
Podemos reparar esta verdade quando nos relacionamos com o mundo. Sempre buscamos a referência de nossos pais e do ambiente em que fomos criados.
Se hoje sabemos amar, é porque aprendemos com nossos pais, vimos gestos de carinhos e ternura. No entanto, se hoje, vivemos amargurados é reflexo de um convívio turbulento, cheio de mágoas e dúvidas.
Todos temos dentro de nós, um conceito dos valores que construímos durante nosso convívio com nossa família. Os valores de religião, educação, emoções estão em nós na forma de nossa consciência, através de nossos sentimentos. Porém se mudarmos nossa maneira de pensar sobre determinado aspecto, poderemos alterar nossa emoção que está ligada diretamente aos nossos valores.
Daí a grande responsabilidade dos pais dentro do lar. Se queremos que nossos filhos tenham valores que compreendam a justiça, honestidade, amor, perdão e respeito mútuo, é em nossa casa que construímos nas crianças estes valores. Como também deixamos de herança a elas a vontade de vencer, a capacidade de superação, o jeito de encarar os problemas e a vida.
mais do que nunca o saudoso papa João Paulo II teve muita sabedoria ao dizer que a família é a primeira igreja e a célula que define o rumo da sociedade. Se temos famílias estruturadas com pai e mãe presentes, consolidando a educação dos filhos, através de testemunhos de fé, coragem e amor, poderemos construir uma soliedade mais justa.
Mas ao contrário, nossa sociedade é o resultado do que temos visto: - famílias incompletas; casais que iniciam suas vidas como casal, sem matrimônio; valores destorcidos e globalizados no capitalismo.
Enfim é preciso valorizar a família como primeira escola, primeira igreja e ninho de amor, respeito e fé.

Nenhum comentário: