quarta-feira, junho 21, 2006

WHY WERE YOU FIRED ?

Por que você foi demitido? Esta é a pergunta que tenho que responder a todo momento.
O pior que dependendo de quem faz a pergunta tenho que refleti sobre a minha resposta, pois numa entrevista para emprego não posso relatar meus sérios problemas com o chefe.
No entanto, no meu íntimo tenho a resposta mais sensata e verdadeira.
Aplicando a teoria dos porquês consigo responder a esta pergunta:
- Fui demitido porque há muito tempo estava desmotivado com o trabalho e não estava aguentando a pressão.
- Estava desmotivado porque quando acertava não ouvia nenhum elogio, mas quando alguma coisa saía dos conformes era aquela comida...
- Não estava aguentando a pressão por o chefe já tinha ocupado a mesma função que eu ocupava e tudo que eu fazia não chegava ao status que o chefe houvera conquistado no passado;
- Não conseguia superar o chefe porque havia um terrorismo psicológico pra me desanimar;
- Não conseguii vencer a batalha psicológica porque não quis abri mão de meus princípios e valores.
- Não pude resistir às ordens, na maioria das vezes, impensadas do chefe, tendo que ceder aos caprichos.
Enfim, estava me sentindo um fantoche, manipulado pelo superior, que atravessava minha autoridade mediante meus comandados, tirnado-me a credibilidade perante a equipe.
O pior é que noto que a empresa, sendo multinacional, acabara de implementar um programa de valorização do ser humano dentro da instituição. Porém alguns superiores ainda não tinham interiorizado esta nova política de valorizar o acerto e não penalizar o erro; de importar-se com o eu de cada um (se intimamente todos estavam bem, a equipe iria muito bem) e não isolar o indivíduo problema e sacrificar a equipe.
Agora vejo o bem que está me fazendo estar fora disto tudo. O interessante que não tenho tido tempo nem pra ficar lamentando ou relembrando os momentos, só às vezes, como esta noite em que tive pesadelos com a fábrica e as pessoas.
Enfim, estou em outra fase, vida nova, renascimento, novos caminhos, outra realidade. Novos desafios, futuras conquistas e muita fé em Deus.

6 comentários:

Jac C. disse...

Tudo isso vai passar. Deus provê, Deus proverá e sua Misericórdia não faltará. Dias melhores virão. Beijos!

Anônimo disse...

Estou te visitando pela primeira vez e gostei do modo que escreve. Acho que hj em dia passar o que vc está passando no Brasil tornou-se (infelizmente)normal. As grandes impressas não valorizam o ser humano ha uma grande demonada no mercado de bons profissionais, para eles é mais fácil mudar do que reverter a situação. Mais continue firme, percebe-se que vc é um grande profissional e não esqueça também que muitas vezes mudanças são necessária para o nosso crescimento. Beijos

Marco Romano disse...

Olha conheço muito bem do que está falando! Eu como funcionario publico estadual, gozo de uma aparente estabilidade, mas tem dias que tenho vontade de chutar o balde! Só em prol da família eu me mantenho aqui a 12 anos!
Mas a estaguinação profissional aqui é tanta que tenho até medo de enfrentar o mercado ultimamente!

Anônimo disse...

Isso mesmo Claudio, pra que ficar se lamentando se te fazia mal, agora é hora de procurar novos caminhos e se renovar. Tenha fé que esses caminhos irão aparecer pra vc.
Um abraço.

Claudinha disse...

Interessante a tua auto-análise! Não é fácil manter a calma e a sanidade qdo pessoas que não conseguem vislumbrar o conjunto estão num nível hierárquico logo acima. Num curso de extensão - processos de entrevista e seleção - discutíamos a análise do pq o candidato estava procurando outro emprego. Qdo há esta oportunidade, é claro, a grande maioria manifestava que seus superiores era tiranos egocêntricos e inseguros de sua própria posição. Uma lástima. Mas tenha fé, e conte com tua linda família para manter as forças. Qdo o Criador fecha uma porta, logo abrirá outra.
Um abraço virtual.

Anônimo disse...

Vc é demitido e ainda tem que explicar o porquê...
Eu sei como é isso,aliás acho que 99% dos brasileiros sabem.
Um excelente domingo.
Beijinhos na família linda.